Pular para o conteúdo
Português - Brasil
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como criar seu curso online na Sabionet: Informações básicas

Os cursos permitem transmitir conhecimento e informação, podendo ser compostos por diferentes tipos de conteúdo, como vídeos, PDFs, videoconferências, provas, tarefas, HTML e muito mais.

   

 

 

Se você quer criar um curso para vender on-line, treinar sua equipe ou simplesmente ensiná-lo aos seus alunos, este artigo é para você.

Que tipos de cursos posso criar com o Sabionet?

A Sabionet oferece a possibilidade de criar 3 tipos de cursos:

  • Síncronos: São cursos nos quais o professor e o aluno se encontram digitalmente ao mesmo tempo. O mais comum nesse tipo de curso é que ele seja ministrado por meio de webinars ou videoconferências. O Sabionet oferece ambas as possibilidades.

    Assíncronos: São cursos que não exigem a presença simultânea do aluno e do professor. Atualmente, são os mais populares e geralmente compostos por materiais que não requerem a participação direta do instrutor, como vídeos, áudios, provas, HTML, PDF, entre outros.

    Mistos: São cursos que combinam recursos síncronos e assíncronos.

    O que o Sabionet oferece para criação dos cursos?

Levamos em consideração que nem todos os projetos são idênticos e, por isso, exigem recursos distintos. Vale destacar que, mais do que focarmos em especialização em projetos de capacitação ou venda de cursos, nosso objetivo é oferecer a melhor experiência de usuário e métricas de dados relevantes para melhoria contínua. A seguir, listamos alguns dos casos mais populares de aplicação:

  • Cursos para venda online: Muitos dos projetos que temos são voltados à venda de cursos. Para esses casos, os recursos mais utilizados são: automação do processo de vendas, certificados, preços em moedas e plataformas diferentes, páginas webs, vídeos, áudios, PDFs, assinaturas, e Social Learning.

  • Cursos para capacitação de equipes: Referem-se a projetos cujo objetivo é transmitir conhecimento dentro de organizações. Os principais recursos são: provas, certificados, vídeos, videoconferências, estatísticas de alunos, instrutores, PDFs, HTML, SCORM, dados inteligentes e Social Learning.

  • Cursos em instituições educacionais: Esses cursos são oferecidos por instituições de ensino. Os recursos comuns incluem: vídeos, videoconferências, grupos, estatísticas e definição de datas de validade.

Embora esses sejam os casos de uso mais populares, há usuários que aproveitam a infraestrutura do Sabionet para aplicações menos convencionais. Abaixo, apresentamos algumas dessas possibilidades:

  • Consultorias: É possível vender serviços de consultoria. Com a integração do You Can Book Me, os compradores podem agendar reuniões com base na sua disponibilidade.

  • Ebooks: Também é possível vender ebooks, com duas opções: permitir o download ou apenas a visualização.

  • Assinaturas: Você pode vender assinaturas, seja para um curso único ou para vários cursos no estilo Netflix.

  • Cursos gratuitos: Cursos utilizados para geração de leads ou para construir comunidades.

  • Inbound Marketing: Muitas empresas utilizam essa aplicação criando cursos que abordam os problemas dos clientes em potencial. Ao realizar o curso, os alunos tomam conhecimento dos serviços oferecidos.

Formatos suportados

Estes são os tipos de conteúdo que você pode usar para criar cursos no Sabionet. Se quiser saber mais, basta clicar no nome do conteúdo.

Partes de um curso online

Quando você cria um curso ou treinamento online, existem certos elementos que são os mais básicos, sendo os principais 3:




Passo 1: Acesse a aba de Meus Cursos

Para acessar a aba de Meus Cursos, vá até o menu lateral esquerdo e selecione a opção:

Cursos > Meus Cursos

meuscursos 1

 

 

🚀Atenção:

Os cursos só podem ser visualizados e editados pelos usuários com função de super administrador ou administrador. O instrutor poderá visualizar apenas os cursos que lhe forem atribuídos. Os alunos poderão ver os cursos atribuídos a eles e também os cursos habilitados para visualização.

Saiba mais em: Tipos de Perfis e Permissões no Sabionet

 

 

 

Passo 2: Clique em ‘Criar um novo curso’ e dê um nome

meuscursos 2

 

imagem_2025-08-05_163800913

🤖Nota: Recomendamos que o nome seja claro e direto. Você pode consultar o Google Trends ou o Google Ads para identificar as palavras-chave mais relevantes do seu segmento de mercado e público-alvo, facilitando a descoberta dos seus cursos e aumentando o engajamento. Além disso, é possível editar o nome do curso a qualquer momento.

 

Passo 3: Vá para a aba de informações básicas

Aqui você pode atribuir uma categoria ao seu curso a partir da lista de categorias previamente criadas. Se tiver dúvidas sobre a criação de categorias, consulte o artigo: Como criar e configurar categorias.

Como criar e configurar categorias.



Posteriormente, encontramos o campo de descrição, que permite fornecer informações sobre o seu curso e que será exibido em sua página web.

Nota: Nesta seção, recomendamos que você informe:

  • Do que se trata o seu curso
  • Para quem ele é direcionado
  • O que o aluno será capaz de fazer ao final do curso
  • Reflita sobre a necessidade que seu público-alvo tem para buscar esse curso
  • Mencione alguma situação que seus potenciais clientes ou colaboradores vivenciem

Seja específico e direto. Não tente que todos se encaixem no que você oferece — foque na qualidade e no seu nicho.


 

meuscursos 4
 
 

O que são as configurações avançadas?

Nessa seção, você pode configurar preços, descontos, adicionar instrutores, personalizar certificados, restringir acesso por datas, habilitar avaliações e comentários, além de configurar dados de SEO.

 

🌟A seguir, deixamos alguns artigos onde você pode revisar em detalhes as configurações avançadas:
 

meuscursos 5

 

Passo 4: Salve o seu curso

Após concluir a edição, clique no botão roxo no canto inferior esquerdo para salvar as informações.

Essas informação será exibida na: Página Web

📌Importante: Ao criar um curso, uma página web é gerada automaticamente com todas as informações relevantes sobre ele.

meuscursos 6

 

Passo 5: Crie módulos ou lições

Para adicionar conteúdos como vídeos, PDFs, provas e videoconferências, você deve criar módulos ou lições.

Esses módulos funcionam como contêineres de conteúdo, permitindo melhor organização e melhorando a experiência dos alunos.

A estrutura hierárquica é: Curso > Módulo > Conteúdo (Vídeo, Prova, Videoconferência, etc.)


Para isso, criamos um conjunto de artigos detalhados onde você poderá conhecer em profundidade como implementar cada tipo de conteúdo: